terça-feira, abril 04, 2006

"oi, me vê um resfriado?"

Bom, é claro que vocês todos sabem que a vida é uma loteria. Loteria genética, entre outras coisas.
Mas digamos, assim, só por brincadeira...que antes de nascer você pode ir até a Central de Doenças , Males e Anomalias e requisitar a doença de sua preferência. Não a troco de nada, claro. Você escolhe de acordo com sua preferência, pesa as vantagens e desvantagens, se compromete a padecer tranquilamente do seu mal favorito. Em troca, tem a certeza que não terá doenças piores, mais dolorosas ou mais inconvenientes.
Aqui estão as doenças que seriam top na minha lista.
1- SÍNDROME DE LA TOURETTE
Quem me conhece, conhece a síndrome de LaTourette. É um distúrbio nervoso. Acontece que eu quero só uma variante dela, meio rara. Enquanto nas outras variantes a pessoa só tem tiques nervosos, nesta a pessoa desata a gritar palavrões, de repente. É interessante, eu seria a alma das festas. Não há sofrimento físico (não escolhi nenhuma com sofrimento físico). Mas o melhor de tudo, uma vez que as pessoas sabem da sua condição é poder xingar todos seus desafetos, ainda que seja seu chefe, um policial, um juiz, sua sogra, seu melhor amigo e assim por diante. Fui eu não gente. Foi La Tourette.
2- SÍNDROME DE ASPERGER
Outra doença camarada. Muitas vezes é confundida com genialidade. Dizem que Einstein tinha.
O problema dela é o seguinte, você é extremamente incrível em uma área, mas o dobro de medíocre em outras. Eu não me importaria. Do que me adianta ser só levemente medíocre em quase tudo? Por que não ser ruim de vez, e absolutamente brilhante em apenas uma coisa? Asperger já criou grandes pianistas, matemáticos, físicos... geralmente com problemas pra se relacionar com pessoas. Pensando bem, eu nunca fui boa com pessoas. E sou bem medíocre, pra ser sincera. Alô, é da Central de Doenças , Males e Anomalias? Vocês só esqueceram de entregar a parte da genialidade.
3- SINESTESIA
Acho que é minha favorita. Ganha disparado das outras duas. A Sinestesia não chega a ser uma doença, acho, tá mais pra anomalia. De origem neurológica. Tipo uma conexão entre áreas sensoriais do cérebro. Daí você sente o gosto das palavras. Daí você sente a temperatura dos sons. Daí você vê as cores dos gostos. Já pensou? É a abolição da metáfora. Fulano me disse umas palavras doces...literalmente! O mundo deve ser dez vezes mais interessante. Dizem que quem usa LSD tem sensações parecidas. Imagina passar a vida inteira assim.

E é isso! E vocês? Alguma preferência?Gripe também vale.